https://pixabay.com/pt/kempten-site-1536861/

Você está construindo? Conheça os sistemas de captação e reuso de águas

 Você está construindo e deseja obter uma edificação sustentável e com consciência ambiental?  Então este artigo é para você! Os sistemas de captação e reuso de águas cinza (água provenientes da lavagem de roupas, louças e banhos) e da uso da chuva são uma excelente maneira de economizar dinheiro e recursos naturais.

Está construindo? Assentamento de tijolo  – Fonte: wikipedia

Se você está reformando, também pode aproveitar para implantar o sistema de captação e uso de água da chuva. As garantias de economia financeira e de recursos também existem, e caso não seja possível implantar um sistema de cisternas subterrâneas, você pode optar pelas cisternas aparentes, que são compactas, contam com vários níveis diferentes de capacidade de água e possuem fácil e rápida instalação, e o melhor, sem sujeira.

Como implantar sistema de reuso nas edificações em construção?

Durante a construção ou reforma é possível instalar calhas e condutores específicos para captação e uso de água da chuva. Eles serão responsáveis por encaminhar essa água até um reservatório (cisterna), onde com o auxílio de um filtro e um sistema de cloração, essa água será tratada e estará disponível para o uso. Ainda na construção é possível fazer um encanamento que ligue esse reservatório ao sistema que abastece aos vasos sanitários, para que a água possa ser usada nas descargas e a uma torneira especifica para a irrigação de jardins, hortas e árvores frutíferas e lavagem de pisos e automóveis.

Porque não usar a água da chuva para o sistema de descarga sanitária?

Não existem motivos que impeçam a utilização da água da chuva para o sistema de descargas sanitárias. Pelo contrário, esse pode e deve ser o uso mais importante da água de reuso, já que a água não precisa ser potável para esse fim, e de um modo geral, esse é o mecanismo que mais desperdiça água potável em uma residência ou edificação de qualquer espécie.

Como fazer?

Existem duas principais maneiras de implantar a captação e uso de água da chuva e reuso das águas cinza. O mais complexo envolve o uso de cisternas, filtro para o tratamento da água, uma bomba de pressurização para que depois de tratada a água chegue aos níveis mais altos da edificação e toda uma estrutura tubulações e encanamentos. Melhor e mais barato se implementado enquanto se está construindo.

Como na imagem abaixo:

Sistema de captação de água para uso Imagem retirada do site Voguz

Para um projeto mais simples e de recursos orçamentário menores, o método mais indicado para a implantação de um sistema de captação e uso de água da chuva, são as cisternas aparentes, com filtros de limpeza e tratamento da água e saídas simples de água para que o reuso seja possível. Como na imagem a seguir:

Sistema de captação de água para reuso Imagem retirada do site Blog da Engenharia

Depois de tratada, o uso da água da chuva pode ser feito para a lavagem de calçadas, quintais e pisos em geral, o abastecimento dos sistemas de descarga, a higienização doméstica, a lavagem de automóveis e irrigação de jardins, hortas e árvores frutíferas. O uso de água da chuva também é possível nos processos industriais, e em ambos os casos existem os benefícios de economia financeira e de recursos naturais.

Quais cuidados quem está construindo deve ter?

Quando existem condições técnicas, também é possível fazer o reuso de água cinza no empreendimento. Que funciona basicamente como o reuso de água da chuva, com o diferencial na origem de captação da água. As águas cinzas são provenientes de máquinas de lavar roupa, torneiras do banheiro, pia da cozinha e do banho, e nesses casos o sistema de tratamento deve ser um pouco mais atencioso, já que as chances de contaminação desse tipo de água são maiores que as da água da chuva. O reuso dessa água é igual ao da água da chuva, ela serve para lavagem de pisos e automóveis, irrigação de jardins e descargas.

É preciso se atentar para que a água de reuso não seja utilizada para fins potáveis como a ingestão e preparação de alimentos e para a higiene pessoal.

Dicas

Podem parecer poucas as vantagens, mas a médio e longo prazo elas se tornam de grande impacto e importância. Implantar um sistema de captação e uso de água da chuva pode ser ainda mais proveitoso em regiões onde os índices de precipitação são maiores, como por exemplo, o estado do Paraná.

Vantagens da implantação de reuso de água nas edificações

Além da economia futura de gastos com contas de água, existe a vantagem de preservar um recurso natural finito e tão importante para a sobrevivência humana. Mais algumas vantagens da implantação de um sistema de captação e reuso de água em uma edificação são:

  • Economia com gastos na conta de água;
  • Estar de acordo com regulamentação para obtenção da documentação definitiva da obra/reforma;
  • Preservação de água potável, utilizando-a apenas para fins necessário como ingestão e banho;
  • Reserva de água em épocas de estiagem, períodos com baixa incidência de chuvas;
  • Redução do volume de esgoto descartado; e
  • Valorização do imóvel, um sistema de captação e uso de água da chuva e reuso das águas cinzas pode valorizar muito o valor de mercado do imóvel.

#PorUmMundoMelhorHoje

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre uso de água da chuva? Clique aqui.

Você já faz uso de água da chuva? Então conte sua experiência nos comentários.

Curta, comente e compartilhe!

Fontes: site Construção Mercado Pini

2 Comentários

  1. GODOFREDO BATISTA disse:

    sobrado

    • Olá Godofredo,
      Entendo que você está construindo um sobrado. Parabéns por seu interesse em soluções sustentáveis!
      Você gostaria de receber mais dicas sobre soluções sustentáveis de uso de água da chuva e energia solar?
      Em breve vou realizar um webinario online sobre o tema de uso de água da chuva. Vou enviar o convite para você!
      Abraços e parabéns pela atitude!
      Claudio Coutinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *