Se você tem buscado por alternativas de economizar nas faturas de água, ou maneiras sustentáveis de usar esse recurso natural, já deve ter se perguntando se é possível aproveitar a água da máquina de lavar, certo?! A resposta é sim! É absolutamente possível promover o reuso de água da máquina de lavar, muito viável e pode lhe trazer uma economia de até 10% na conta da concessionária de água da sua cidade. Se você ficou interessada acompanhe esse artigo.
É possível aproveitar a água da máquina de lavar? Imagem retirada do site Pixabay
Uma máquina de lavar roupas com capacidade para 8 kg utiliza em média 120 litros de água em cada ciclo completo, são 60 litros para um ciclo de lavagem com sabão e mais 60 litros para o ciclo da lavagem com amaciante (enxágue). Com um sistema de captação e reuso da água da máquina de lavar, é possível separar a água com sabão para uso geral e a água do enxágue (com amaciante ou não) para poder ser reutilizada em um próximo ciclo de lavagem, lavagem da área externa ou quintal. E assim garantir uma imensa economia financeira e de recursos naturais.
Existem hoje no mercado diversos modelos e fabricantes de cisternas para coletar e praticar o reuso de água da máquina de lavar roupas. Cisternas são reservatórios específicos para coleta, armazenamento e tratamento de águas, tanto provenientes da máquina de lavar como da chuva.
Para a finalidade de captação da água da máquina, elas geralmente são aparentes e possuem diversos tipos de capacidade. E caso a frequência de lavagem de roupas seja muito alta, vale a pena investir em um reservatório com maior capacidade.
Uma escolha interessante são os produtos da TecnoTri. Que produz diversos kits completos apropriados para o reuso de águas cinzas (águas possíveis de reaproveitar, provenientes de uso doméstico). Compostos por uma cisterna modular com capacidade de 150 litros, e uma entrada de água e uma saída para o reuso, além de um filtro clorador, que prepara a água para ser reutilizada em outros afazeres domésticos.
Kit de Reuso de água para máquina de lavar roupa da TecnoTri
As cisternas da TecnoTri são completamente vedadas, o que não permite a entrada e proliferação de insetos e do temido mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Além disso, elas possuem um aditivo chamado anti raios ultra-violeta (UV14), que garante que as cisternas de plásticos não rachem, ressequem ou desbotem como acontece com muitos modelos de reservatórios plásticos no mercado.
Por se tratar de uma água cinza, o reuso da água da máquina de lavar não pode ser feito para a ingestão (beber e preparar alimentos), e ele deve ocorrer em um período máximo de 48 horas. Pois a água possui partículas de sabão, amaciante, sujeira, cabelo e células mortas da pele – isso promove o surgimento de bactérias que podem causar mau cheiro na água.
Se forem utilizados três ciclos de enchimento de água da máquina para lavar suas roupas, é aconselhável que você descarte o primeiro que contém uma quantidade maior de impurezas (citadas acima), e guarde o segundo e o terceiro ciclo na cisterna.
Além disso, a cisterna deve ser higienizada periodicamente, para que não crie lodo e a água se mantenha de qualidade para o reuso.
O reuso de água da máquina de lavar pode acontecer para diversos fins que não necessitem de água potável, o que pode proporcionar uma economia muito grande, como por exemplo:
O reuso de água da máquina de lavar roupas é vantajosa para o consumidor, que passa a receber contas de água mais enxutas, e para o meio ambiente que tem seus mananciais poupados, especialmente em épocas de estiagem.
É possível aproveitar a água da máquina de lavar? Imagem retirada do site Pixabay
O reuso de água da chuva na lavagem de roupas não é muito recomendado, mas, se você possui uma cisterna de qualidade, com um filtro clorador e sistemas de filtragem de particulados apropriado, é possível faze-lo. Como por exemplo, as cisternas para captação e reuso de água da chuva da TecnoTri, que assim como as de coleta da água da máquina, são de extrema qualidade, possuem proteção antimicrobiana e UV14, e vem com todos os acessórios para instalação e um Smart filtro com clorador. Além de possuírem diversas capacidades, 600, 1000, 1050 litros e serem moduláveis. O que permite que você acople quantas cisternas quiser, chegando a capacidade necessária. Além disso, elas estão disponíveis em cinco cores diferentes.
Cisternas para captação e reuso de água da chuva da TecnoTri
Para aproveitamento da água da chuva na máquina de lavar roupa é necessário ter um sistema de filtração para retirada de parcelas mais finas que podem ser carregadas do telhado para dentro da cisterna. Então, um sistema de filtragem a base de carvão ativado é recomendado caso se queira utilizar a água da chuva para a máquina de lavar.
Além do mais é preciso atentar para que as primeiras águas coletadas da chuva sejam descartadas, pois elas contem partículas de sujeira e poluição, provenientes do ar, em seguida basta tratar a água armazenada, passar através do sistema de filtração e promover o reuso de água da chuva.
A C2 Energia Solar trabalha com a tecnologia e produtos da TecnoTri como solução para reaproveitamento e reuso de água da chuva, de modo eficiente e seguro.
#PorUmMundoMelhorHoje
Gostou desse artigo? Curta, comente e compartilhe!
2 Comentários
Ótima explicação. Obrigado.
onde acha esse cisterna