O uso de água da chuva no condomínio é de grande importância para preservação da água potável e economia financeira nas contas condominiais. O sistema de captação e uso de água da chuva é uma realidade e que é obrigatória em vários locais como o estado do Paraná e de Santa Catarina, por exemplo. Além de representar uma alternativa simples e barata no combate à crise hídrica dos municípios onde ela é implementada.
Importância do uso de água da chuva para os condomínios Imagem retirada do site Pixabay
O funcionamento do sistema de captação de água da chuva é simples, e funciona da seguinte maneira. No telhado por meio de calhas, a captação da água da chuva realizada. Essa água é levada, por um sistema de tubulações simples até um reservatório, uma cisterna fechada. E durante o trajeto e dentro da cisterna essa água passa por um processo de filtragem e tratamentos, para só depois poder abastecer vasos sanitários, torneiras de serviços gerais, sistemas de descargas dos apartamentos e banheiros em áreas comuns e para o sistema de irrigação do condomínio. Até mesmo as redes hidráulicas de incêndio podem ser abastecidas com essa água.
O sistema de captação e uso de água da chuva no condomínio pode ser feito de duas maneiras, uma mais simples onde a água é coletada das calhas e passa por um processo de filtragem e tratamento antes de ser armazenada, para depois ser reutilizada na irrigação de jardins e serviços gerais.
E um sistema mais completo e de investimento maior, onde são implantados freio de água, gradeamento, filtragem e cloração, por exemplo. O freio d’água serve para ajudar a diminuir o turbilhonamento da água quando armazenada, o gradeamento retira as partículas maiores, como folhas e galhos, a filtragem que comumente é realizada por um filtro de areia, retira as partículas finas que estão em suspensão na água, e pôr fim a cloração, promove a desinfecção da água para o uso.
Existem alguns cuidados que devem ser tomados na captação e uso da água da chuva:
Esse sistema de captação e uso de água da chuva no condomínio não precisa ser adotado somente em novas construções, ele pode e deve ser realizado também em condomínios antigos. Porém, antes que qualquer projeto seja realizado, é necessário fazer um estudo sobre a viabilidade técnica e financeira do projeto.
Se o estudo mostrar que o projeto é viável, o passo seguinte é realizar uma assembleia para debater o conceito e conseguir a aprovação da execução e dos custos do projeto, junto aos moradores. Para que só então, a implantação do sistema de captação e uso de água da chuva aconteça. Para isso é recomendado a contratação de um profissional capacitado e/ou uma empresa especializada no procedimento.
A economia com a utilização do sistema de captação e uso de água da chuva no condomínio pode variar entre 5% e 20%, dependendo da intensidade e frequência das chuvas no local e o consumo da edificação. Porém, em áreas com grande incidência de chuva como os estados do Paraná e Santa Catarina, existem relatos de condomínios que chegaram a economizar até 50% nas contas de água, e casos ainda onde foram feitas as instalações para o uso da água da chuva em descargas a economia chegou em 60%.
Importância do uso de água da chuva para os condomínios Imagem retirada do site Pixabay
A instalação do sistema pode variar entre R$ 2 mil e R$ 50 mil, mas os benefícios econômicos e ambientais surgem a médio e longo prazo. E é preciso se atentar a manutenção das cisternas, o tratamento periódico da água e limpeza constante de calhas e lajes captadoras precisa ser realizado.
Importante notar que ninguém deve entrar em uma cisterna sem que sejam tomadas as devidas precauções de segurança. Reservatórios abandonados podem criar ambientes com atmosfera nociva que pode ser asfixiante.
Os benefícios da implantação do sistema de captação e uso de água da chuva para condomínios são muitos:
#PorUmMundoMelhorHoje
Gostou desse artigo? Curta, comente e compartilhe!
Quer saber mais sobre uso da água da chuva? Clique aqui.
Mande uma mensagem pra gente contando quais as ações o seu condomínio já está realizando para captar e usar a água da chuva?
Fontes: Condomínio SC / Síndico Net