Uma pergunta para o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME
Hoje (23/08/2017) durante a Conferência Internacional de Energia Solar na InterSolar o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME – Sr. Eduardo Azevedo fez uma palestra sobre o planejamento energético com foco no participação da Energia Solar na matriz energética.
Energia Solar e a Palestra de Eduardo Azevedo
Durante a palestra sobre o planejamento estratégico do governo, foram apresentadas as ações que buscam incentivar a presença da Energia Solar na matriz energética brasileira. Destacando-se as ações que incentivam a utilização da energia termossolar para aquecimento de água em substituição do chuveiro elétrico. Isto trará benefício imediato para o sistema elétrico devido a redução do consumo no horário de pico e para o consumidor resultará em redução na tarifa de energia.
O apoio do Secretário Eduardo Azevedo à participação da energia solar termossolar, foi reconhecido pela Professora Doutora Elizabeth Marques Duarte Pereira que coordenou e moderou o painel.

Conferência de Energia Solar InterSolar
Fonte: InterSolar website
Perguntas e Respostas
Durante a sessão de perguntas e respostas tive a oportunidade de perguntar se a possível redução na tarifa de energia devido a substituição do chuveiro elétrico por aquecimento solar seria reduzida devido a adoção da.
Tarifa Binômia: caracterizada por tarifas de consumo de energia elétrica e demanda de potência (Fonte: ANEEL)
A tarifa binômia é uma reivindicação das empresas distribuidoras para que a tarifa seja particionada entre consumo (energia ativa) e a disponibilidade da energia (fio).
A resposta do Secretário considerou que a reivindicação das companhias distribuidoras deve ser considerada. Porém é necessário um maior entendimento e discussão antes da implementação. E que esta não será imediata e deverá existir uma fase de transição.
A tarifa binômia afetará o tempo de retorno financeiro para o investimento em Geração Distribuída, principalmente a Fotovoltaica. Segundo o Secretário, é importante a coerência das ações de planejamento, pois o incentivo a participação da Energia Solar na Matriz Energética deve ser amadurecido antes da implementação da tarifa binômia.
Está questão, certamente vai ajudar a energia fotovoltaica a amadurecer e se consolidar como alternativa viável na Geração Distribuída no Brasil.
Energia Solar precisa te tempo para amadurecer
Parabéns ao Secretário Eduardo Azevedo por sua atitude em considerar que a Energia Solar precisa do tempo necessário para amadurecimento antes da implementação da tarifa binômia.
Amanhã será o ultimo dia da Feira e Conferência Internacional de Energia Solar na América do Sul – InterSolar 2017.
Diga o que você acha da tarifa binômia. Comente e compartilhe, pois esse tema impacta a toda a cadeia de Energia Solar.
#PorUmMundoMelhorHoje