O reuso de águas ou, o uso de águas residuárias, não é um conceito inédito e tem sido colocado em prática em muitos lugares do mundo já há alguns anos. Muito eficiente em fins agrícolas para irrigação, por exemplo, quando usado, ele libera a água potável para o abastecimento público e contribui para a preservação de recursos hídricos. É a aplicação da sustentabilidade em sua essência.
Fonte: Imagem retirada da internet
www.pixabay.com
O reuso de águas diminui a demanda sobre mananciais, já que ele substitui a água potável por uma água imprópria para fins não potáveis, porém apropriada para outros usos. Ele pode ser usado para fins como:
O reuso de águas pode realizado de maneira direta ou indireta e essas ações podem ser planejadas ou não, entenda melhor:
Reuso de água indireto não planejado: acontece quando a água que foi utilizada em alguma atividade humana, é lançada no meio ambiente e novamente utilizada. Dessa vez de forma diluída, de maneira não intencional e sem nenhum controle. Ela vai até o ponto de captação de um novo usuário, e pelo caminho sofre um processo natural hidrológico, que consiste em diluição e auto depuração.
Reuso de água indireto planejado: esse modo acontece quando a água depois de utilizada é tratada e lançada de maneira planejada, em corpos de águas superficiais ou subterrâneos, para serem novamente utilizadas, de modo controlado, para o atendimento de alguma necessidade. Este modo pressupõe também que exista um controle sobre eventuais descargas de outros efluentes no caminho, o que garante que o efluente principal apenas se misture com seus iguais, outros efluentes que atendam os mesmos requisitos de qualidade de tratamento e reuso de água.
Reuso de água direto planejado: esse modo de reuso de água acontece quando o efluente, depois de tratado é encaminhado diretamente ao seu novo ponto de reuso. Neste caso, ele não é lançado no meio ambiente. Este é o método mais comum, de maior ocorrência, e em um modo geral o seu reuso destina-se a usos residenciais, indústrias e irrigações de plantações.
O reuso da águas residencial pode acontecer de diversas maneiras, as mais comuns são:
Em casos de condomínios residenciais ou comerciais, o reuso da água pode ser feito principalmente através da captação da água da chuva em cisternas que podem ser subterrâneas, para que haja menos espaço social utilizados. Essa água pode ser disponibilizada para a manutenção das áreas comuns do condomínio, como lavagem do pavimento e limpeza das áreas externas, irrigação de jardins e até mesmo limpeza da fachada dos prédios. A economia de água nesses casos pode ultrapassar 50%.
O reuso de água pode ser feito também em comércios e prestação de serviços. Como a lavagem de carros por exemplo. É possível instalar uma pequena estação de tratamento simples, onde a água utilizada na lavagem de um carro seja captada, tratada e reutilizada na lavagem do próximo carro.
Outros estabelecimentos comerciais como parques podem dispor de um mesmo sistema de tratamento e reutilização de água. Já meios de hospedagem podem e devem investir em recursos de captação de água da chuva e utilizar meios de reuso de águas como os sugeridos para o uso residencial.
Esse é mais um método de reuso de águas que pode ser muito mais eficiente, principalmente em ambiente doméstico, com a captação da água da chuva. Mas de um modo geral, as águas utilizadas para esse fim são as provenientes do reuso de água direto planejado, e são comumente utilizadas para: irrigação paisagística (jardins) como parques ecológicos, praças, jardins, campos de golfe, faixas de domínio de autoestradas, cinturões verdes, gramados e tudo mais.
E também para a irrigação de plantações como plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, viveiros de plantas ornamentais, proteção contra geadas.
Nas regiões do Sul do país, o reuso de águas tem sido utilizado na irrigação de lavouras de arroz, chegando a incríveis 30 mil litros de águas de produção diária.
Atualmente 75% de toda a água que é captada nas duas maiores bacias hidrográficas da região é utilizada na irrigação, então, utilizar a água de reuso na irrigação diminui em muito a captação de água dos mananciais para esse fim.
Fonte: Imagem retirada da internet
www.pixabay.com
O reuso de água na indústria é muito vantajoso, tanto do ponto de vista ambiental como do econômico. Os custos de produção reduzem e a empresa cria um forte apelo popular, como uma indústria que preserva o meio ambiente e os recursos naturais. As indústrias que instalaram estações de tratamento de esgoto conseguem reutilizar até 90% da água consumida. Na indústria do aço, por exemplo, os números impressionam, a redução no uso de água chega a 94%. Existem três formas comuns de reuso de água dentro das indústrias:
Promover o reuso de águas nas indústrias permite que a água potável seja usada tão somente no abastecimento humano.
Eu quero saber. Você trabalha já faz reuso da água? Conte sua experiência pra mim nos comentários.
Gostou dessas informações sobre o reuso de águas? Curta, comente e compartilhe!
#PorUmMundoMelhorHoje