Quanto você gasta de água?

Sei que pode parecer uma pergunta estranha, mas quanto você gasta de água? Cada pessoa diariamente necessita, de acordo com a OMS, entre 50 a 150 litros somente para as necessidades básicas. Na média representa um consumo de 3.000 litros por mês por pessoa. Já parou para pensar em maneiras de como economizá-la? Se sim, ótimo, estamos no caminho certo. Se não, bom, nunca é tarde para mudar hábitos. De qualquer forma, se o assunto é economia, seja por questões financeiras ou ambientais, existe um caminho muito simples e eficaz para conquistar essa economia, trata-se do reuso da água da chuva.

Quanto você gasta de água?
Fonte: Imagem retirada do site Pixabay

 

Com um sistema simples de captação de água da chuva, você pode alcançar uma economia de até 60% na sua conta de água. Basta uma cisterna com um filtro simples e um sistema de calhas para que você comece a desfrutar dessa economia, a água captada pelas calhas pode ser usada para uma serie de fins não potáveis. Acompanhe nosso artigo e descubra mais sobre como economizar com o reuso da água da chuva.

O reuso da água da chuva refere-se a um sistema relativamente simples, que consiste na captação, filtragem, cloração, armazenamento e distribuição da água que cai no telhado da edificação. A tecnologia para o reuso da água da chuva no ambiente doméstico se caracteriza resumidamente na aplicação das seguintes técnicas:

  • Coletar a água da chuva no telhado;
  • Descartar a água do início da chuva (eliminar contaminantes);
  • Ter uma unidade de tratamentos, sedimentação e filtragem, para melhoria da água;
  • Armazenar a água da chuva em reservatórios (cisterna);
  • Abastecer os locais de uso;
  • Drenar o excesso de água, em caso de chuvas intensas; e
  • Completar a falta d’água em caso de estiagem prolongada.

Em se tratando de sistemas de aproveitamento da água de chuva, a manutenção e higienização dos equipamentos, como todo o sistema, são fundamentais para a preservação da qualidade da água. É preciso ressaltar também que a superfície de captação da água da chuva pode influenciar na qualidade da mesma, seja devido o material da superfície ou substâncias presentes nela.

Existem alguns cuidados muito importantes que devem ser na implantação de sistemas de reuso da água da chuva nas edificações:

  • Desinfecção da água da chuva armazenada, antes do uso;
  • Higienização frequente do reservatório de água da chuva;
  • Análise de espaços antes da instalação do método, a fim de escolher o mais adequado a cada situação;
  • Aproveitamento da água da chuva dentro da sustentabilidade hídrica; e
  • Construção de sistemas independentes para água de chuva e água potável a fim de evitar riscos de contaminação.

O que pode ser feito com reuso da água da chuva?

Agora que já explicamos os principais motivos e cuidados para se ter um sistema de captação e reuso da água da chuva. Mostraremos alguns exemplos de reuso não potáveis que podem ser adotados tanto com a água proveniente das chuvas, como a vinda da chamada ‘água cinza’, que já foi utilizada em alguma lavagem como a de roupas, por exemplo, ou no banho.

  • Lavagem de quintal: A principal maneira de praticar o reuso da água de uma dessas origens pode ser a lavagem de quintal. Assim como na limpeza do chão de áreas internas e externas, limpeza de vidros, janelas e portas.
  • Rega de jardim: essa também é uma das maneiras de uso mais vantajosas, tanto plantas ornamentais como alimentícias como árvores frutíferas e hortas podem ser regadas com a água da chuva.
  • Lavagem de carro: a limpeza interna e externa de automóveis também é possível e muito viável. Além de poder lavar o carro e seus acessórios, também é possível fazer o reuso da água da chuva com a limpeza de ferramentas e móveis.
  • Descarga de vasos sanitários: a maior porcentagem de gasto de água dentro de uma residência se deve as descargas de vasos sanitários. E é possível usar a água da chuva para esse fim, assim a sua economia será ainda maior.

Quanto você gasta de água?
Fonte: Imagem retirada do site Pixabay

Custos associados ao reuso da água da chuva

Os custos de aquisição e instalação do sistema de captação e reuso da água da chuva são muito variáveis. Tudo dependerá do tipo de sistema que a pessoa deseja.

Os mais simples, e mais baratos, contam com um sistema de calhas simples e uma cisterna com um filtro. Os valores variam em torno de 2 mil reais.

Já os sistemas mais complexos com calhas, reservatórios, tanque e bomba de pressurização, sistema composto de filtros e uma estação de tratamento, podem chegar a até 16 mil reais. Existem ainda sistemas automáticos, que são acionados quando uma torneira é aberta, ligando e desligando o funcionamento do mesmo.

Essas torneiras de água de reuso tratada podem ser colocadas em vários níveis. Já que esse tipo de sistema com pressurizador e bomba, possui pressão suficiente para alimentar o que for necessário. Como por exemplo, todo o equipamento pode ser instalado no subsolo, e as torneiras no térreo ou primeiro andar.

Isso sem mencionar as instalações hidráulicas que são possíveis de serem criadas, como torneiras e/ou um cano que leve diretamente a descarga do vaso sanitário.

Independentemente do valor que for investido em um sistema de captação e reuso da água da chuva, em um período de médio ou longo prazo ele já terá sido pago com juros. Já que as economias na conta de água podem chegar a até a 60% do seu gasto atual.

Fora a economia ambiental e consciência sustentável que a implantação de um sistema desse tipo gera.

Se você está em busca de uma melhor qualidade de vida e mais consciência ambiental, certamente a implantação de um sistema de captação e reuso de água da chuva é o caminho mais certo para isso. Além da imensa economia financeira, você terá a garantia de preservar um recurso natural finito, e poder garantir a qualidade de vida de seus descendentes e de toda uma geração futura.

Fontes: Estadão e OMS

Essas informações foram úteis? Curta, comente e compartilha com outras pessoas!

Escreva nos comentários quais assuntos sobre aproveitamento de água que você gostaria de ver abordado.

#PorUmMundoMelhorHoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *