As vezes eu converso com pessoas que perguntam se o sol pode realmente fornecer a energia necessária para alimentar o planeta. A resposta é sim! Mesmo considerando parte da energia refletida na atmosfera, as perdas por absorção nas nuvens entre outros fatores, a energia fornecida pelo sol durante uma hora é suficiente para suprir a demanda anual de todo o planeta.
Mas quase sempre vejo nas pessoas a expressão de frustração, pois se é tão bom assim, então por que a energia solar fotovoltaica não é utilizada em larga escala?
Eu acredito que é uma questão de tempo. A Energia Solar tem um papel importante nas iniciativas para atingir as metas propostas para o clima.
Segundo a International Energy Agency (IEA) em sua publicação World Energy Outlook (WEO) 2016 “qualquer iniciativa com credibilidade, que busque atingir os objetivos climáticos do mundo deve ser baseada em energia renovável – WEO 2016”
Então, mais uma vez vemos a oportunidade para energia solar ser difundida e utilizada como importante aliado nas questões das metas climáticas.
A Energia Solar é apenas “mais uma fonte de energia renovável”, sim… mas, devemos colocar em perspectiva.
Veja na figura abaixo no trabalho produzido pela IEA – Solar Heating & Cooling (SHC) programme.
Comparação entre as diversas fontes de energia – Renováveis e não renováveis na mesma unidade – TeraWatts / ano
Crédito: Perez R. and Perez M., 2009. A fundamental look on energy reserves for the planet. The IEA SHC Solar Update, Volume 50
Na figura podemos observar que a direita encontram-se as fontes de energia não renováveis e sua totalidade considerando as reservas recuperáveis e a esquerda encontram-se as fontes renováveis em TeraWatts por ano. É fácil observar que mesmo entre as fontes renováveis o potencial para fornecer energia é variável.
Sim o sol pode fornecer 23.000 TW/ano de energia, enquanto o mundo utiliza 16 TW/ano – ou seja, o sol pode fornecer aproximadamente 1400 vezes a demanda por energia de todo planeta. Mais uma vez a pergunta: Se é tão bom assim… por que não é usado? Bom, isso já é assunto para um próximo post.
Vale dizer que estas figuras são de 2009, mas em nada mudam o fato da capacidade potencial da energia solar para suprir energia e contribuir para atingirmos as metas climáticas.
Se você gostou do assunto deixe seu comentário 🙂
#PorUmMundoMelhorHoje