Crédito Foto: Eduardo Carvalho/Globo Natureza

Qual a importância da manutenção?

Este é o sexto e último post da série “Energia solar fotovoltaica – o que preciso saber?”, espero que as informações apresentadas tenham sido úteis para aumentar seu conhecimento e possam permitir que você tome sua decisão com relação a energia solar fotovoltaica com muito mais tranquilidade.

Nesta publicação vou abordar o tema sobre a manutenção do sistema fotovoltaico conectado a rede. O sistema fotovoltaico tem uma vida útil esperada superior a 25 anos. Mas, para garantir que seu sistema funcione corretamente durante esse período é importante a manutenção adequada.

A manutenção é a garantia de que seu sistema vai gerar energia, de forma confiável, por pelo menos 25 anos.

Leia mais para saber o que é preciso fazer.

O que é preciso fazer?

Para garantir um bom funcionamento, deve-se atentar para os detalhes de projeto e instalação! Isso mesmo! As boas práticas de manutenção começam desde o projeto, passando pela preparação até a instalação e comissionamento do sistema.

Durante o projeto e a instalação…

Alguns pontos a serem observados na montagem:

  • Atenção especial para a utilização de materiais adequados (exemplo: correta especificação dos cabos expostos a intempéries);
  • Cuidado com os elementos de fixação (braçadeiras, parafusos, buchas entre outros)
  • Selagem das caixas de passagem;
  • Qualidade dos eletrodutos;
  • Proteção dos cabos utilizados;
  • Isolamento do contato entre materiais diferentes;
  • Garantia de acesso aos elementos do sistema para manutenção;
  • Espaço para ventilação abaixo dos módulos etc

Nota 1: Importante preservar a documentação e os certificados de garantias contratuais (manuais, contratos etc).

Nota 2: Já sabemos que a vida útil do sistema fotovoltaico é superior a 25 anos. Porém, o inversor deverá ser substituído pelo menos uma vez, devido a perda do rendimento. Fatores como aquecimento, sujeira entre outros podem afetar a vida útil do inversor, estimada entre 10 e 15 anos. A troca do inversor somente deverá ser realizada por pessoal tecnicamente qualificado.

Está funcionando! O que devo fazer para manter?

O grande aliado da manutenção do funcionamento do sistema fotovoltaico é o sistema de monitoramento. O sistema de monitoramento remoto permite observar quando algo não está funcionando bem no sistema.

Diversas situações podem alterar o funcionamento do sistema de geração de energia solar. Desde poeira, folhas de árvores, fezes de pássaros e outros tipos de sujeira. Tudo isso pode afetar o rendimento do sistema. Estudos mostram que a queda no rendimento podem atingir valores de até 14%.

Observar o sistema de monitoramento de forma preventiva. Toda vez que o sistema não estiver com uma performance abaixo do esperado, deve-se buscar entender a causa.

Periodicamente recomenda-se, além de observar o sistema de monitoramento remoto:

  • observar se existe alguma acúmulo de poeira, folhas ou fezes de pássaros sobre os painéis
  • limpeza dos painéis (com água e uma vassoura). Muitas vezes a combinação inclinação + chuvas fazem a limpeza dos painéis
  • observar a integridade das fixações dos eletrodutos e das fixações dos painéis
  • observar se não existem cabos com a conexão frouxa ou oxidada
  • observar se algum ponto está esquentando em demasia, etc
Foto: Sujeira no painel - crédito: Visualhunt.com

Foto: Sujeira no painel – Crédito: Visualhunt.com

 

Nota 3: Para esta manutenção deve-se observar as questões relativas a segurança. Não se recomenda subir em telhado se não tiver o treinamento/equipamento adequado para trabalho em altura ou mesmo trabalhar em eletricidade se não for profissional qualificado.

Desgaste natural

Os elementos de um sistema fotovoltaico podem gerar energia por períodos superiores a 25 anos, porém existe uma queda natural no rendimento. Em geral a queda de rendimento é mais acentuada no início de funcionamento do sistema com uma tendência a estabilizar ao longo do tempo, podendo chegar a 80% de rendimento ao final de 25 anos para o funcionamento dos painéis.

Conclusão

Então, uma vez que seu sistema fotovoltaico foi bem planejado, teve sua instalação bem executada e a manutenção está sendo realizada de forma adequada. Agora, é só aproveitar dos benefícios que a energia solar pode proporcionar. Tendo a certeza de estar contribuindo para um mundo melhor hoje.

Se você tem alguma dúvida ou tem algo que gostaria de comentar. Aproveite! Mande para gente. Terei um imenso prazer em esclarecer suas dúvidas.

Você deseja uma avaliação do potencial para sua casa ou empresa? Então, use o campo abaixo informando seus dados básicos que entraremos em contato. Teremos um imenso prazer em te ajudar nessa fascinante jornada para um mundo melhor hoje através da energia solar fotovoltaica.

Eu acredito que é possível fazermos um hoje melhor. E a energia solar pode contribuir muito para um mundo melhor hoje!

#PorUmMundoMelhorHoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *