Telhado Solar

Telhado Solar Fotovoltaico

Energia Solar – Eu quero!

Telhado com vários elementos

Telhados com várias águas

– “Eu gosto muito desse negócio de energia solar, mas não conheço muito bem…”. Assim já começaram algumas de minhas conversas depois que eu falo que sou um apaixonado por energia solar. É sempre uma oportunidade para trocar idéias e esclarecer alguns pontos.

Quando se fala de energia solar, seja aquecimento ou geração de energia elétrica, pensamos logo em colocar o sistema no telhado e está resolvido. Só que, em geral, não é tão simples assim…

Primeiro vou deixar uma coisa bem clara: Os sistemas de aquecimento e de geração de energia elétrica não são a mesma coisa. Utilizam a mesma fonte de energia: O Sol. E podem coabitar o telhado… Mas é só isso. Outra coisa importante de esclarecer: Não são competidores e devem conviver em harmonia. Atualmente existem sistemas que tanto aquecem quanto geram energia fotovoltáica, mas isso é tema para outra conversa. Tendo dito isto… vamos adiante.

Latitude & Longitude

Latitude & Longitude

Como já foi dito, o lugar comum para os sistema de aquecimento ou de geração de energia fotovoltáica, além do sol (óbvio) é o telhado! E no hemisfério sul é ideal que o telhado esteja voltado para o norte, pois permite aproveitar o máximo que o sol pode oferecer em todas as estações do ano.

Simples assim?! Quase isso… tem a tal da inclinação. E para simplificar, é ideal que a inclinação seja no mínimo igual a latitude para o sistema fotovoltaico (tá bom tem uma forma mais científica de calcular a inclinação correta, mas se tiver igual a latitude já é fantástico) e um pouquinho mais inclinado para o sistema de aquecimento (latitude + 10º). Legal, mas como acho a latitude? Fácil: Como para a maioria das perguntas de hoje, o “Google” tem a resposta. Neste caso o “GoogleMaps“. Basta digitar o endereço e no local clicar com o botão direito e “verificar o que tem aqui?”. E pronto a latitude e a longitude aparecem na tela!

Agora é só orientar o sistema para o norte e colocar na inclinação correta! Quase isso, mas já é um passo importante na direção correta!

Fatos importantes:

  1. Meu telhado não está orientado para o norte. Não vou conseguir instalar um sistema de aquecimento ou geração de energia? Claro que vai! Mas pode ser que tenha que compensar com mais elementos para que o sistema funcione de forma adequada.
  2. O telhado não tem a inclinação adequada… não vai funcionar. Claro que vai! Mas, como no caso anterior, possivelmente tenha que aumentar o número de elementos para que o sistema funcione a contento.
  3. Vou instalar um sistema de geração de energia e vou ficar livre da falta de energia! Não é bem assim… se o sistema for conectado a rede. Não! Pois em caso de falta de energia o sistema será desativado e não vai gerar energia. Isto serve de proteção para evitar acidentes de choques elétricos.
  4. Quem tem sistema de geração de energia não precisa de sistema de aquecimento solar! Precisar não precisa, mas convém trabalhar com ambos os sistemas integrados, pois permite uma solução mais econômica e mais sustentável. Pois o sistema de aquecimento solar permite a redução no tamanho do sistema de geração de energia fotovoltáica. E um uso mais sustentável da energia solar.
  5. Meu telhado tem sombra em parte do dia… mas isso não deve ser problema. É mais provável que seja um problema e tenha de ser compensado com o aumento do número de componentes dos sistemas e em casos extremos pode ser um impeditivo. Deve ser avaliado com atenção.

Algumas dicas para quem está pensando em uma casa mais sustentável ou buscando economia utilizando sistema de aquecimento solar ou geração de energia fotovoltáica:

Se estiver construindo ou reformando

  1. Telhado solar

    Telhado Solar

    Face norte: Pense em posicionar uma face do telhado voltado para o norte com a inclinação de acordo com a latitude do local;

  2. Aproveite o espaço: Deixe espaço suficiente para ambos sistemas! Em sistemas convencionais de aquecimento solar, os coletores devem ficar posicionados no telhado ao lado ou abaixo dos módulos do sistema fotovoltaico;
  3. Planejamento hidráulico: Mesmo que não tenha o sistema de aquecimento no primeiro momento, instale tubulações apropriadas para o sistema de água quente (tubulação não é a parte mais cara da obra);
  4. Planejamento elétrico: O ideal é planejar, mesmo que não instale um sistema fotovoltáico no início, instale um conduíte (com espera passada) desde o telhado até o quadro de distribuição;
  5. Instale o ponto de eletricidade para o chuveiro elétrico nos banheiros: Isto é um seguro. Pode-se dizer um “plano B” (caso tudo tenha dado errado). Pois, o chuveiro elétrico usado como emergência é uma solução super prática;
  6. Se for um prédio, pense em deixar a laje com espaço para colocação de sistemas de aquecimento e geração de energia fotovoltaica;
  7. Evite realizar sombreamento na face norte do telhado, pois será o melhor lugar para instalação futura de sistemas de energia solar;
  8. Deixe um caminho para passagem de tubulação hidráulica (água quente) até o ponto de consumo e eletrodutos até o quadro de distribuição; e
  9. Não se esqueça do aterramento.
solar

Telhado fotovoltaico

Estas dicas são simples, porém de grande importância para quem pratica sustentabilidade e está construindo ou reformando. Seguir estas dicas vai simplificar a instalação e evitar possíveis problemas no futuro.

 

Caso você que também acredita em um mundo melhor hoje, e queira receber outras dicas sobre como instalar um telhado solar. Deixe seu email que enviarei para você.

#por um mundo melhor hoje

Photos by visualhunt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *