Antes de começarmos, vamos deixar claro que Energia Solar Fotovoltaica é bom para o planeta! Mas não é emissão zero…
Quando pensamos em geração de energia através da energia fotovoltaica (FV), associamos, e com razão, a uma geração de energia sem efeitos nocivos ao meio ambiente.
Quando observamos somente o momento da geração de energia, a consideração de energia limpa está perfeita, porém se utilizarmos um período mais amplo para análise, pode ser que a estória seja um pouquinho diferente…
Muito se fala que a energia utilizada para produção dos sistemas fotovoltaicos invalida os benefícios de sua utilização. Também não é bem assim.
Utilizando para período de análise o determinado pelo conceito de ciclo de vida considerando “do berço ao túmulo”. Isto é; desde o momento da fabricação dos componentes do sistema fotovoltaico, passando por sua utilização (geração de energia) e até sua destinação final adequada (descomissionamento).
Tomando por base o estudo realizado na Holanda (1) sobre a avaliação do impacto da energia solar FV e publicado na Nature Communications em Dezembro 2016, foram consideradas as seguintes dimensões durante o ciclo de vida: https://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/key/mZoPWlTfQhUnD
O resultado foi obtido considerando a demanda de energia e a quantidade de GHG gerado na fabricação e a comparação com a quantidade de GHG que foi evitado quando utilizando a energia solar FV. A conclusão é que a energia solar FV não é emissão zero durante o ciclo de vida, mas é possível dizer que o resultado é positivo para energia solar FV durante o tempo produtivo.
O estudo considerou a produção de módulos fotovoltaicos desde de meados da década de 70 até 2015, quando a capacidade instalada no mundo atingiu aproximadamente 230 GW. Com uma impressionante taxa de crescimento anual de 45% (Taxa Composta de Crescimento Anual – CAGR).
Também foram considerados tanto o local onde os módulos foram fabricados, portanto a fonte de energia utilizada, como o local onde foi instalado e utilizado, pois remete a qual fonte de energia a fotovoltaica está substituindo.
A matéria prima principal para os módulos FV é o silício que para seu processamento até o grau solar de pureza demanda muita energia. Se a fonte primária de energia for baseada em termoelétricas queimando carvão, a quantidade de GHG associado a sua fabricação será maior do que quando gerado em uma região que utiliza hidroelétrica como fornecedora de energia.
Os resultados obtidos pelo estudo Mostram que a quantidade de sistemas de geração de energia solar FV instalados desde 1975, atingiram o ponto de equilíbrio entre o consumo de energia + produção de GHG (durante a fabricação) e a quantidade de GHG evitados devido a utilização da energia solar FV foi/será atingido entre 1997 e 2018, dependendo da performance do sistema fotovoltaico e das incertezas do modelo utilizado para o estudo.
Isto quer dizer que mesmo no viés mais conservador do estudo a energia solar FV atinge seu equilíbrio no próximo ano. É claro que existem diversos fatores que contribuem de forma positiva ou negativa para a obtenção destes números. A curva de aprendizagem na fabricação dos sistemas, o incentivo a utilização da energia solar FV, o local de produção das células FV entre outros têm uma contribuição importante. Mas importante é que a Energia Solar Fotovoltaica, apesar de não ser emissão zero é bom para o planeta.
A energia solar, quando comparada com outras fontes de energia apresenta um bom desempenho.
Segundo um estudo comparativo de emissão de GHG durante o ciclo de vida para várias fontes geradoras de eletricidade, publicado pela World Nuclear Association em 2011 – Comparison of Lifecycle Greenhouse Gas Emissions of Various Electricity Generation Sources (2) a energia solar fotovoltaica aparece entre as 5 melhores quando considerada a emissão de toneladas de CO2 por GWh (GigaWatt-hora).
Comparação de emissão de GHG – World Nuclear Association
Quanto menor o footprint, menor o impacto da fonte de energia. Vale mencionar que a duração do ciclo de vida de cada fonte é diferente.
A Energia Solar Fotovoltaica não é emissão zero. Porém, os benefícios superam em muito a geração de gases de efeito estufa – GHG durante a sua fabricação. E após o período de uso (30 anos), as células fotovoltaicas, os materiais metálicos utilizados e os demais materiais são em sua maioria recicláveis. Baseado nos estudos mencionados podemos concluir que é a energia solar fotovoltaica é bom para o planeta.
#PorUmMundoMelhorHoje
(1) Crédito estudo: Re-assessment of net energy production and the emissions avoidance after 40 years of PV development – Atse Louwen, Wilfried G.J.H.M van Sark, André P.C. Faaij & Ruud E.I.Schroop – December 2016
(2) Crédito estudo: World Nuclear Association – July 2011 – http://www.world-nuclear.org/uploadedFiles/org/WNA/Publications/Working_Group_Reports/comparison_of_lifecycle.pdf