Painéis - Fonte: Visual Hunt

Por que a energia solar é tão cara?

Para entender um pouco melhor os custos da energia solar fotovoltaica, convido você a fazer uma pequena viagem no tempo…

Em 1960 o custo da energia elétrica, nos EUA, gerada através dos módulos fotovoltaicos era superior a $ 200 / kWh!!! E o custo da energia elétrica no mercado regular era de aproximadamente $ 0,10 / kWh.(Nemet, August 2005)

Quem então tinha interesse na energia solar custando 2000 x mais que a energia elétrica comum? A resposta é simples! Quem realmente precisava, o que tornava a opção fotovoltaica a única viável.

programa espacial e o Departamento de Defesa americanos foram responsáveis por um grande avanço no desenvolvimento da energia fotovoltaica. Durante boa parte das décadas de 60 e 70 ambos conjuntamente foram responsáveis por mais de 50% da demanda global por painéis fotovoltaicos.

Em meados da década de 70 o mercado aqui na Terra começou a despontar com mais força. Aplicações em locais remotos, tais como torres de repetição de telecomunicação e boias marítimas de sinalização, faziam valer o custo da energia fotovoltaica.

Durante as décadas de 80 e 90 outros nichos específicos, tais como telecomunicação, sistemas isolados (desconectados) e indústria de eletrônicos criaram oportunidades para desenvolvimento tecnológico da indústria fotovoltaica. Quem não se lembra dos relógios, calculadoras,  brinquedos e outros “gadgets” movidos a energia solar?

Durante as décadas subsequentes a criação de novos nichos, novos valores relacionados com questões de sustentabilidade,  trouxeram a necessidade de desenvolvimento da indústria fotovoltaica e a cada aprimoramento que tornava o custo mais competitivo, novos nichos eram atraídos pela energia fotovoltaica. Fatores tais como o aumento da capacidade produtiva, a redução no custo da matéria prima (silício), o aumento da eficiência das células fotovoltaicas aliados a curva de aprendizado ajudam a entender as razões que permitiram que a energia fotovoltaica (geração distribuída) tenha valores competitivos atualmente, quando em comparação com os custos da energia elétrica no mercado convencional.

custo atual da energia fotovoltaica para sistemas residenciais (3 – 10 kWp) nos EUA é de $ 2,93 / Wdc (Watt em corrente contínua – NREL Q1 2016). O quadro abaixo mostra o resultado do estudo comparativo realizado para sistemas residenciais, comerciais e usinas fotovoltaicas.

Energia FV EUA

Custo Energia FV – EUA benchmark Q4 2009-Q1 2016 (ajustada inflação) – fonte: NREL 2016

Importante salientar que o gráfico apresenta os valores em Watt corrente contínua (Wdc), porém é notório a queda nos valores observados desde o início da série em Q4 2009 – redução superior a 50% do valor original.

E no Brasil?

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ideal – edição 2016 (empresas instaladoras). Atualmente o valor do Wp instalado no Brasil para sistemas residenciais (até 5 kWp) é de R$ 8,58 / Wp.

Sistemas FV em 2015 - empresas instaladora

Sistemas FV em 2015 – Fonte Instituto Ideal

Então… isso quer dizer que…

Tomando por base a informação do Instituto Ideal e definindo parâmetros econômicos, foi realizado pela EPE e demonstrado no livro Energia Renovável: Hidráulica, Biomassa, Eólica, Solar, Oceânica / Mauricio Tiomno Tolmasquim (coord.). – EPE: Rio de Janeiro, 2016  que para alguns estados o valor da energia elétrica fotovoltaica já é mais barata do que o valor da energia ofertada pela concessionária.

Custos eletricidade por concessionária vs. FV

Tarifa de eletricidade vs. custo da geração distribuída fotovoltaica

Nota: Cálculos efetuados para Outubro 2015

Conclusão:

O aumento da conhecimento sobre energia solar fotovoltaica, o aumento dos custos de energia elétrica (superiores a 35% em 2015), a redução dos custos do kWp instalado, uma maior consciência ambiental e a regulamentação  mais clara permitiram um aumento considerável no número de unidades de geração distribuídas instaladas no país – ultrapassando a barreira dos 5.000 sistemas instalados em agosto 2016.

Desde 1950 o custo dos sistemas fotovoltaicos reduziu-se em mais de 100 vezes. Nenhuma outra tecnologia desenvolveu-se tanto e reduziu seu custo quanto a energia solar fotovoltaica. Então, podemos dizer que a energia solar não é cara, pois em alguns cenários a sua utilização é a forma mais viável para atingirmos as metas da COP 22. Mas, isso é assunto para outro post.

A geração de energia solar fotovoltaica é uma realidade que se consolida mais e mais a cada dia no Brasil. Venha você também fazer parte desta nova realidade.

#PorUmMundoMelhorHoje

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *