as chaves do seu carro novo

Cheirinho de carro novo 

as chaves do seu carro novo

as chaves do seu carro novo

Algumas coisas são difíceis de explicar, mas têm um que de sensação comum, quase beirando o inconsciente coletivo. Uma delas é o cheiro do carro novo. É um cheiro único que somente pode ser encontrado dentro de um carro novo (meio óbvio).

É algo que exerce um fascínio e atração sobre as pessoas. A sensação de dirigir um carro novo com cheiro de “novo” é qualquer coisa. Dá vontade de ficar lá dentro para curtir aquele cheiro inexplicavelmente atraente. Esse cheiro é resultado de um processo chamado cientificamente de degaseificação (podem chamar do que quiser, mas é bom).

A verdade é que um carro novo trás muito mais coisas do que somente o cheiro. A alegria e o prazer de dirigir um carro novo, a sensação de realização e recompensa… tudo isso faz com que a gente sinta aquela vontade de trocar de carro. Mas, até mesmo o cheiro de carro novo se vai depois de algum tempo (a degaseificação se completou) e o carro passa a ter o cheiro natural. Existe até quem venda o perfume de carro novo, mas isso é papo para outra hora.  

Sistema fotovoltaico

solar-cells-solar-energy-photovoltaic-energy

seu sistema fotovoltaico

Opa, fiquei empolgado com o carro novo e quase me esqueci do sistema fotovoltaico… Agora, fala sério! Instalar um negócio no telhado da casa. Onde ninguém vai ver! Só para gerar energia elétrica? Até o nome é complicado – “fo-to-vol-tai-co“. E vai custar tanto quanto o carro novo, além do mais não tem nem cheiro de carro novo? Sério?!… Quem é que pensa numa coisa dessas?

 

 

 

 

É bom você começar a pensar nessas coisas 🙂

Agora falando sério e fazendo as contas:

Carro novo: Apesar do prazer indiscutível do carro novo, a verdade é que ao dirigir o carro para fora da concessionária, seu investimento já começa a gerar despesas e a desvalorizar.
Você leva para casa, junto com o cheirinho de carro novo, um custo mensal que ao final de 3 anos pode ultrapassar o valor original pago pelo carro! Sim é verdade… considerando a depreciação, impostos, manutenção, combustível etc… ao final de 3 anos o custo total do carro novo pode ter custado o valor pago no carro novo. E sem contar que o cheirinho de carro novo não dura nem 6 meses (fonte revista Exame – maio 2016).

grafico-custo-carro

quanto custa manter o carro novo

Gerar sua própria energia: Considerando somente o custo da energia elétrica residencial. O custo da energia elétrica subiu 52% no período de dezembro 2010 até Março 2016 (fonte: ANEEL – março 2016). Isso significa uma taxa anual média de 10% ao ano de aumento na conta de energia nos últimos 6 anos. E olhando para os próximos anos, dado o cenário atual, a tendência de aumentos deve permanecer.

Gerando sua própria energia você tem algumas certezas:

  • Ao contrário do seu carro, seu imóvel tem uma valorização imediata
  • O valor pago pelo investimento retorna através dos benefícios entre 7 e 9 anos
  • Baixa influência dos aumentos da concessionária de energia na sua conta
  • A energia excedente poderá ser utilizada como crédito por um período de até 5 anos
  • Benefícios gerados por 25 anos ou mais

Veja abaixo gráfico típico de um investimento em energia fotovoltaica. Mostra que no primeiros anos o investimento ainda está se pagando, a partir do pagamento é só benefício direto.

retorno-de-investimento

retorno típico de 7 a 9 anos

 

Conclusão:
A questão mudou! Não é mais se compro um carro ou instalo o sistema fotovoltaico… agora é: Instalo o sistema fotovoltaico e compro o carro com os benefícios gerados!

O retorno ao longo da vida útil do sistema fotovoltaico é de aproximadamente 4 vezes sobre o valor investido. Então instale o seu sistema, chame os vizinhos para admirarem e a cada 4 – 5 anos troque de carro.

Quer saber mais?

Deixe seu email e eu mandarei mais informações para você sobre o fantástico mundo da energia solar :).

#Por um mundo melhor hoje!

Photo via Visualhunt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *