Hoje vou falar de uma calculadora! Não é uma calculadora qualquer… é uma que pode “prever” o futuro!!! Já sei o que você pensou: Não! Não dá para prever os números da loteria 🙂
Estou falando da “Calculadora 2050 – Brasil“. É uma ferramenta que ajuda a simular possíveis cenários energéticos para o Brasil no ano de 2050 e os impactos de cada cenários considerando a emissão de gases de efeito estufa (GEE), a composição da matriz energética, dependência externa de energia. Tudo representado de forma gráfica e tabulada. Ajudando a entender quais são os impactos de nossas decisões. Tenho consciência que nossas escolhas influenciam o mundo em que vivemos. Eu acredito que é possível um mundo melhor hoje (#PorUmMundoMelhorHoje).
A Calculadora 2050 – Brasil é um trabalho fantástico e foi apresentada durante a 22ª Conferência Quadro das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 22), realizada na cidade de Marrakesh, Marrocos. A ferramenta foi desenvolvida inicialmente pelo Governo do Reino Unido e posteriormente adaptada para outros países e até mesmo uma Calculadora Global. Atualmente mais de 20 países possuem as suas Calculadoras 2050, baseadas nos mesmos princípios e customizadas localmente, e outros países se preparando para lançarem suas ferramentas de cálculo. A lista atualizada pode ser obtida neste link.
A Calculadora brasileira foi desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE, com o suporte do Departamento de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido (atual BEIS) e da Embaixada Britânica no Brasil. Os cenários de oferta e demanda foram elaborados pela COPPE/UFRJ conjuntamente com a EPE, e discutidos em dois Workshops realizados na EPE com especialistas.
Os países signatários da COP 21 (Paris) concordaram em unir esforços com o objetivo de manter o aquecimento global abaixo dos 2°C. Sabemos que não é uma tarefa fácil de ser alcançada. A assinatura do acordo, foi um importante passo. Porém, a implementação requer ações urgentes e concretas no sentido de mudar a matriz energética atual permitindo uma redução drástica da emissão de gases de efeito estufa para poder frear o aumento da temperatura e atender ao acordo firmado na COP 21.
A energia renovável, em suas diversas formas eólica, solar, biomassa, hidráulica, mostra-se como alternativa viável para permitir que o acordo firmado seja alcançado.
Convido você a usar sua imaginação e pensar em alguns cenários e verificar o impacto no Brasil de 2050.
Veja abaixo um cenário priorizando as fontes de energia renováveis.
Cenário priorizando fontes de energia renováveis – EPE
Utilize a calculadora 2050. Crie seu próprio cenário… e veja as consequências.
Lembre-se: “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências” – Pablo Neruda
Se você quiser receber mais informações, deixe seu email. Seus comentários são sempre bem vindos. 🙂
#PorUmMundoMelhorHoje