Mapa Radiação Solar do Brasil

Mapa Radiação Solar do Brasil

Quantas vezes ouvi essa frase: “Aqui o clima é péssimo… não dá para energia solar” .

É fato que cada local tem suas particularidades e certamente a irradiação solar é diferente. Mas daí afirmar que aqui não dá para energia solar… aí já precisamos entender melhor.

O Brasil é um país continental e com isso temos uma diversidade considerável entre as regiões. Por exemplo, somente considerando as capitais temos desde Boa Vista – RR (localizada no hemisfério Norte) com lat. 02º 49′ 12″ Norte e long. 60º 40′ 19″ Oeste até Porto Alegre – RS (localizada no hemisfério Sul) com lat. 30º 01′ 58″ Sul e long. 51º 13′ 48″ Oeste. Perfazendo uma distância de aproximadamente 5.250 km ou quase 7 horas voando! Então, fica claro que entre essas duas localidades cabe uma diversidade de condições de irradiação.

Como podemos dizer que um local é melhor que o outro?

“Ceteris paribus” a Irradiação Solar (média anual) entre as localidades é uma boa forma de comparação. Mas em termos práticos, o que isso significa? Mantendo tudo mais constante a irradiação solar é que faz a diferença entre um lugar e outro!

Sem querer mergulhar em questões técnicas, mas é importante mencionar duas definições obtidas no Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos (CRESESB – 2014)

Radiação Solar – Energia procedente do sol sob a forma de onda eletromagnética; e

Irradiância Solar – Energia incidente por unidade de superfície de um dado plano, obtida pela integração da irradiância durante um intervalo de tempo, normalmente uma hora ou um dia.

Em termos mais diretos: É a quantidade de energia solar (kWh) por unidade de área (m2) por um determinado tempo (dia). Isto é:  kWh/m2.dia.

Então podemos dizer que quanto maior a irradiação solar em uma dada localidade, maior será a capacidade de gerar energia considerando sistemas similares.

Por curiosidade a irradiação solar média anual em Boa Vista – RR é de 4,79 kWh/m2.dia, enquanto em Porto Alegre – RS temos o valor de 4,48 kWh/m2.dia. Então podemos dizer que considerando sistemas fotovoltaicos iguais, instalados em condições ideais (inclinação adequada, sem sombreamento, sem sujidades etc), o sistema em Boa Vista terá uma geração maior.

Como é a irradiação nas demais cidades do país?

Veja no mapa a seguir. Quanto mais vermelha a cor, maior o valor da irradiação solar. Podemos observar que sistemas fotovoltaicos instalados na região nordeste têm uma incidência de radiação solar maior do que os sistemas instalados na região sul. Isto quer dizer que a região sul não é apropriada para sistemas fotovoltaicos? Não! Somente quer dizer que o sistema tem de ser dimensionado de acordo com a oferta de irradiação solar da região (entre outros parâmetros).

Mapa Irradiação Solar no Brasil

Irradiação Solar

O que mais podemos fazer? Uma rápida comparação.

Já que é para comparar… vamos aos melhores.

Considerando uma rápida comparação com a Alemanha – Primeiro entre os “top 5” países com tecnologia de sistemas fotovoltaicos conectados a rede. E totalizando em 2014 um total de 38,2 GW em capacidade acumulada de geração de energia elétrica solar, incluindo CSP e sistemas conectados a rede (fonte: Relatório 2014 – National Renewable Energy Laboratory – NREL).

Fato: As principais cidades na Alemanha, em termos de irradiação solar, têm valores inferiores as capitais de menores valor de irradiação solar no Brasil. Isto é: a melhor condição na Alemanha é inferior ao pior valor apresentado no Brasil!

 

Irradiação Solar Alemanha

Irradiação Solar média anual na Alemanha – Fonte: SWERA

Vejamos a Alemanha e suas principais cidades:

  • Hamburgo – 2,56 kWh/m2.dia
  • Munique – 3,06 kWh/m2.dia
  • Berlim – 2,53 kWh/m2.dia

Uma rápida comparação com o Brasil podemos observar que, conforme mencionado anteriormente as capitais da região sul tem os menores índices de Irradiação Solar.

  • Curitiba – 3,98 kWh/m2.dia
  • Florianópolis – 3,61 kWh/m2.dia
  • Porto Alegre – 4,48 kWh/m2.dia

Observamos que Florianópolis tem melhor irradiação solar em comparação com Munique. Isto quer dizer que a Alemanha não é propícia para Energia Fotovoltaica? Claro que não!

Conclusão:

Então da próxima vez que ouvir alguém reclamando de que o clima não ajuda… lembre-se de que pode não ser bem assim.

Fato: nos próximos 5 anos, a cada hora no mundo, serão instalados: 30.000 módulos fotovoltaicos (fonte: www.iea.org).

Seja, você também, parte desta incrível mudança!

#PorUmMundoMelhorHoje

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *