Fonte: Quanto você gasta de água? Imagem retirada do site Pixabay

4 Benefícios do reuso de água da chuva

Quando pensamos em consumo sustentável, é preciso considerar não apenas as escolhas de compra, como também as maneiras de utilização de recursos naturais como a água por exemplo. Muito tem sido dito sobre como reaproveitar recursos naturais e sobre o reuso de água da chuva, mas poucas pessoas conhecem os reais benefícios dessa conduta. Por isso, criamos este artigo para explicar melhor sobre o assunto.

Umas das maneiras mais eficientes de promover o reuso de água é captando a água da chuva. Com a instalação de um sistema simples de calhas e uma cisterna com filtro/cloração para o armazenamento e tratamento da água captada é possível conseguir grandes benefícios sustentáveis, ecológicos e econômicos. Saiba mais sobre o assunto.

1º benefício: Reusar a água para o meio ambiente

Os benefícios do reuso de água da chuva, vão desde maneiras de gerar economia até a preservação ambiental. Por mais que as pessoas acreditem o contrário, a água potável é sim um recurso natural finito.

Existem pessoas que argumentam que mais de 70% do planeta é constituído por água. Mas o que essas pessoas não sabem é que 97% desse total de água está nos oceanos, água salgada não é potável, apenas 2,6% do total dessa água é doce, potável, própria para o consumo, e dessa porcentagem de água doce, a maior parte se encontra em lençóis subterrâneos, algumas vezes inacessíveis.

Dito isso, fica claro porque a preservação desse recurso é tão importante. Reusar a água da chuva é uma das maneiras mais eficientes de garantir o uso consciente da água.

2º benefício: Econômicos

Mesmo essa água não sendo própria para o consumo, ela é totalmente apropriada para ser utilizada em:

  • Irrigações de jardins e hortas,
  • Limpeza de áreas internas e externas da casa,
  • Lavagem de automóveis e demais veículos de transporte
  • Higienização doméstica,
  • Descarga de vasos sanitários e mais.

De acordo com profissionais da área, o custo de implantação do sistema de captação e reuso de água da chuva, pode variar de 1 mil a 15 mil reais de acordo com a necessidade e o tipo de sistema. E, embora pareça um custo meio alto para algumas pessoas, estima-se que tanto empresas como residências que possuem esse sistema conseguem alcançar reduções superiores a 40% em seus gastos com água. E se você mora em regiões como Curitiba ou arredores, por exemplo, onde o índice de chuva é bem mais alto essa economia pode ser ainda maior.

Á médio e longo prazo, esse é um investimento de excelente custo-benefício, além de valorizar o imóvel onde ele é implantado. Você também revela a sua preocupação com o meio ambiente como uma pessoa voltada para ações de sustentabilidade.

Usos de água de reuso – Imagem retirada do site Pixabay

 

3º benefício: Sustentabilidade através do reuso de água da chuva

Além da preservação deste recurso natural finito, o reuso de água da chuva desperta uma consciência sustentável e ambiental em todas as pessoas que cercam quem o pratica. Onde uma postura mais ativa passa a ser também adotada pelos demais, gerando ondas de conservação ambiental em locais onde a prática efetiva do reuso de água da chuva se faz presente.

Sem mencionar a garantia de um recurso tão fundamental a vida para as gerações futuras. Coletar e praticar o reuso de água de chuva pode evitar ou minimizar problemas para as mesmas.  Essa é sem dúvida uma das maneiras mais importantes de fazer a diferença e garantir uma vida melhor para as próximas gerações.

4º benefício: Estar de acordo com a lei

A preservação da água virou uma questão legal em Curitiba. Isso mesmo, a preservação do recurso natural e o reuso de água são tão importantes que viraram lei em Curitiba, Paraná. Conheça a lei e o decreto que foram aprovados na cidade paranaense:

O Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações – PURAE

A Lei Nº 10785, instituída em de 18 de setembro de 2003, foi criada com o objetivo de induzir a conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para a captação de água, em novas construções. Bem como a conscientização dos usuários sobre a importância e necessidade da conservação da água.

A lei foi implementada para garantir que todas as edificações construídas a partir dessa data possuam medidas de captação e reuso de água da chuva e águas já servidas no local. A fim de garantir o desperdício, pelo uso abusivo desse recurso. E o não cumprimento dela pode implicar na negativa de concessão do alvará de construção.

Já o Decreto Nº 293, instituído em 29 de março de 2006, foi criado para regulamentar a lei anteriormente citada, e propor outras providencias, como:

“Art. 2º Para o licenciamento de construções no Município, fica obrigatória que no projeto de instalações hidráulicas seja prevista a implantação de mecanismo de captação das águas pluviais, nas coberturas das edificações, as quais deverão ser armazenadas para posterior utilização em atividades que não exijam o uso de água tratada.”

“Art. 6º Nas edificações comerciais e industriais com área computável construída igual ou superior a 5.000m² (cinco mil metros quadrados), deverá ser previsto e executado sistema de coleta e tratamento de águas servidas de acordo com as normas vigentes, que deverão ser reutilizadas em pontos onde não se faz necessário o uso de água potável. ”

Citações retiradas do site – Leis Municipais/Paraná/Curitiba.

Importância do reuso da água da chuva

Percebe como o uso consciente e o reuso de água da chuva é importante? Além de garantir a preservação de recursos naturais para as próximas gerações, promove economia financeira e pode ampliar a consciência ambiental de toda uma comunidade promovendo atitudes mais sustentáveis.

Seja em uma residência, em um prédio, em um estabelecimento comercial, em condomínios, empresas ou indústrias, a implementação de métodos de captação de água da chuva e reuso de água são muito importantes para a sociedade e o planeta.

E no caso da cidade de Curitiba – PR, além de ser importante é obrigatório e previsto por lei, onde o seu não cumprimento pode acarretar questões jurídicas e prejuízos financeiros.  Mesmo que você não more no estado do Paraná, vale a pena investir em tecnologias para a captação e reuso de água da chuva. Os benefícios trazidos por essa conduta são imensos.

Veja outra matéria interessante sobre “Reuso de águas e as 5 aplicações mais comuns”.

#PorUmMundoMelhorHoje

Essas informações foram úteis? Curta, comente e compartilhe com outras pessoas!
Se você tem dúvidas sobre a questão legal do reaproveitamento de água da chuva.  Mande uma mensagem nos comentários e vou te ajudar a entender melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *